segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Questão de Atitude

Esses dias presenciei algo que me chamou a atenção enquanto estava dirigindo rumo à Univesidade. Em um dos semáforos que encontro pelo caminho, havia um cidadão com vários malabares, ele tocava fogo em uma das extremidades e fazia o seu show particular. Logo à diante outro cidadão, mais jovem que o primeiro, batia nas janelas dos carros atrás de receber alguns trocados. Enquanto o sinal abria o malabarista saia correndo com uma caneca na mão tentando "catar" os trocados recebidos, nunca conseguia arrecadar todas as moedas que lhe eram oferecidas pois demorara muito fazendo seu número circense e o sinal abria; mas nunca reclama, pelo contrário, sempre mantinha um largo sorriso estampado na face. Por outro lado, a cada resposta nagativa o pedinte reclamava bastante e lançava várias palavras contra os motoristas. O que leva a duas pessoas necessitadas terem atitudes tão diferentes frente uma situação similar? Creio além de ser uma questão de caráter, o malabarista espera muito mais da vida que o pedinte rancoroso; provavelmente o artista das ruas possuia objetivos que o motivavam e permitia uma perspctiva melhor; ao contrário do outro cidadão que, com certeza, nada possuía, tenho minhas reservas ao afirmar tal coisa, mas é muito obvio. Então em vez de reclamar e levar essa existência miserável, por que não tentar fazer por si e transformar nossa realidade? um cidadão que necessita fazer malabarismo nas ruas, literalmente, consegue; qual o motivo para não conseguirmos?
Nunca tenha medo de mudar, de produzir ou arriscar. Aqueles que são fechados a mudanças param no tempo e se tornam antiquadros, por isso sempre digo: reflita suas atitudes e sempre busque mudar ou mantê-las; eu sempre tive isso como meta e não me arrependo, pois apesar de errar como todo ser humano tenho a prerrogativa de mudança, minimizar os danos, superar e fazer diferente, e é nisso que acredito!

Um comentário:

  1. Muito bacana, nildo. Acho que todo mundo deveria refletir melhor o que faz. :)

    ResponderExcluir