sexta-feira, 29 de outubro de 2010

                                             Cuzco- Peru


Sempre deixei claro que sou um amante da noite. A noite me fascina em todos os sentidos.
Nada mais interessante do que estar no alto de um prédio observando os "movimentos" noturnos da cidade; os carros que passam a 100km/h; os faróis se multiplicando,  os trabalhadores se aglomerando nas paradas de ônibus em busca do último transporte do dia, outros em suas bicicletas retornando para suas casas. Seja apenas para adimirar a cidade em silêncio, sem o estress da luz do sol e e seus anexos, os prédios e avenidas em sua mais pura essência; os animais urbanos vindo à tona para buscar comida; aquela praça tão bela que nunca apreciamos, a praia deserta apenas com o luar a refletir em suas águas, as estrelas lá no céu em aparente harmonia, a lua soberana no horizonte, as luzes das casas aos poucos e lentamente se apagando.
A noite o espírito muda, a aventura começa. O desejo de curtir, sair, conhecer pessoas; desbravar a cidade; fazer tudo o que for possível em busca da alegria. Asm pessoas juntas em festas, casais em momentos de intimidade em suas casas; aparelhos de sons ligados em volume máximo, toda a cidade curtindo um momento único. A criança com medo do lobisomen, o religioso rezando pára os que já se foram, os jovens saindo para se divertir, os pais se aconchegando no sofá, os amantes passeando de mãos dadas; aqueles que trabalham suando a camisa, os supermercados e lojas baixando suas portas; os carros de polícia a vigiar a cidade, delegacias em pleno funcionamento; bares lotados de pessoas animadas e ansiosas por um desfecho feliz para seu dia; hospitais em estado de alerta; a noite mostrando todas as suas caras.
A noite pode ser captada em vários momentos de várias formas; tão complexa que não vi meios de simplificá-la; porém se prestarmos atenção; tudo oque acontece nas noites das cidades acontecem sob a luz do sol; e por que exaltar tanto a noite? a noite se estuda, se trabalha, se faz comida, se diverte; assim como à luz do sol. O motivo de tanto eufanismo relação à noite eu não sei explicar, é algo que simplesmente se sente; palavras não trazem a verdadeira noção do significado do sentimento; só sei de uma coisa: à noite tudo é mais legal; o porquê, cada um tem que descobrir; o meu eu jah sei qual é!


                                     Bruno Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário